sexta-feira, abril 03, 2009

agradecimento

quem me conhece sabe que tenho a sensibilidade de uma bota da tropa, portanto, na eventualidade de isto se aplicar a algum de vocês, peço desde já desculpa. e era com pedidos de desculpa que uma tese de mestrado devia começar e não com agradecimentos.

eu também os tenho na minha, não quero aqui parecer uma besta ingrata. limitei-me, porém, a colocar os nomes das pessoas que sabem que tenho motivos para lhes agradecer. e fi-lo depois pessoalmente (de forma muito menos lamechas, a meu ver).

isto vem a propósito das teses de mestrado que tive oportunidade de ler. página e meia de agradecimentos a praticamente todas as pessoas com quem nos cruzámos ou temos intenção de cruzar ao longo da vida? só isso já me deixou com sono antes de ler o resto do texto a sério. eu também estava emocionalmente alterada quando acabei a tese (ainda por cima sou gaja), sei dar o devido desconto. isto leva-me ao ponto de partida deste desabafo: as teses deviam conter pedidos de desculpa e não agradecimentos. mais facilmente eu deixaria por escrito, para a posteridade, o meu pedido de desculpas a todas as pessoas a quem eu respondi com impaciência ao longo do meu percurso académico (e não foram poucas, de certeza que chegava às três páginas). mais depressa escrevia um pedido desculpa generalizado alegando insanidade temporária ao longo dos períodos coincidentes com entregas de trabalhos e exames na faculdade do que um agradecimento geral. pois se ia levando também à loucura a meia dúzia de pessoas que acompanhou de perto a telenovela que foi fazer o meu curso, era a elas que, em último caso, a deixar qualquer coisa por escrito, deixaria um enorme e sentido pedido de desculpas.

no entanto, aos olhos de um leigo na matéria, ao abrir uma tese de mestrado deve ser mais simpático encontrar um agradecimento, por muito emocional, simplista, vago ou detalhado que seja, do que um pedido de desculpas por dinheiro gasto à família, mentiras à namorada e ao orientador da tese, subornos ao júri, respostas tortas aos amigos, etc.

posto isto, peço desculpa pelo meu desabafo. não agradeço a leitura deste post, só o leram porque quiseram.

3 comentários:

suzie disse...

nem uma única referência ao sancho. acho mal, considerando a quantidade inesgotável de amor que ele tem para te dar.

grego disse...

sem o amor dele passo muito bem, demonstra-o com os dentes!

Unknown disse...

Bom ponto de vista, e tens mesmo razão!

Eu adoro especialmente os agradecimentos aos orientadores, tão prestativos e sem os quais nunca teríamos conseguido tal feito (quando na realidade apetece-nos espetar com um exemplar da tese nas trombas).

Mas eu ainda vou a tempo...vou pensar no assunto.